sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011 em números (de bigodes!)



Este ano conseguimos intervir com sucesso em 3 colónias de dimensão considerável e num quintal cheio de gatinhas grávidas. Uma das colónias, a colónia da Canela, é agora uma colónia exemplar com abrigo para colocar a ração e tudo! Na segunda colónia, a do Sake (ou a do fim do mundo), ainda falta capturar 2 gatos; na do Roberto, falta apenas um. Infelizmente, o ‘protector’ de uma das gatas de outra colónia miserável prefere que a gata e os gatinhos que vão nascendo corram o risco quase certo de serem atropelados; apesar de (ou por causa de?) a gata protegida por esse génio ter sido operada e devolvida à rua, o génio e respectiva família aos berros impediram-nos de capturar mais gatos.

Iniciou-se o processo de legalização destas e das colónias anteriores junto da CML.

Operados e devolvido à rua, 38 gatos. Adoptados, 17. 2 gatinhas foram operadas e voltaram para casa dos donos. Colocados em gatil, 6. Partiram 2, a Dodot e a Maçã, que nem chegou a ser apresentada :’(

Estão para adopção 8 gatos: temos os plurianuais Bonnie e Gastão (já passam para o 3º ano civil de pendurice), Tareco, Mendes, Centeio, Pompeu, 71 e Benedita.

Foram esterilizadas 38 gatas e castrados 25 gatos, o que foi muito bom!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Uma adopção improvável

De Tantos gatos!
Mais de um ano depois de ser recolhido, o Brás foi adoptado. O gato preto lindo que gosta de dar a sua dentadita tem agora uma oportunidade. Vamos ver se a aproveita.

Sê esperto, gatucho!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lua, a gatinha da garagem

De anúncios

A Lua era uma sombra fugidia numa garagem de prédio. Uma sombra felina e negra, veio-se a ver. Passada uma semana de ter sido vista pela primeira vez, foi finalmente capturada. Engordou, ameigou e é uma querida! Para adopção, obviamente :-)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jeremias

Vi um gato à noite, à porta de uma casa de banho pública, num sítio onde não mora ninguém. Na noite seguinte ainda lá estava e apanhei-o. Meiguíssimo, já castrado, com pêlo bonito... Não tinha sítio onde o pôr, foi para uma Associação. Espero que tenha sorte e que seja adoptado por quem o mereça.

Que venhas a ser feliz, Jeremias!

domingo, 16 de outubro de 2011

Dia do gato de rua

National Feral Cat Day 2011

Enquanto não há um dia para o gato de rua português, sigamos os EU :-) E, para celebrar, instalámos um abrigo muito catita na colónia da Canela.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Clarinha Linquiça, a gata comunitária II

A Clarinha continua sem conseguir estabilizar a gengivite monstra que tem. Foi operada 2 vezes, toma cortisona, mas já não há muitas alternativas, a cura não parece possível :(


Quando está bem, aproveita tudo o que tem à sua disposição: o jardim, a sombra, as caminhas, a boa comida!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um ano depois


Há um ano, fomos buscar o Gastão, senão seria eutanasiado pelo dono. Ao contrário da Clarinha, que tem a mesma doença, apenas uma cirurgia foi suficiente para o pôr novamente saudável e nunca mais ter nenhuma crise. Nem nunca teve mau feitio, nem nunca atacou ninguém... Enfim, é um gato fantástico que ainda espera a sua casa definitiva, com gente decente dentro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novidades do Põ(peu)

O Pompeu esteve muito doente, depois de sair do ságuão. Agora está óptimo, muito mimado, habituado a comer latinhas todos os dias e à espera de uma família como deve ser.

De anúncios

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nori

Da colónia da Negi, veio também o Nori. Meiguinho, calmo e às vezes assustado. Ficar onde vivia era muito perigoso, agora espera uma casinha onde o protejam :)

domingo, 25 de setembro de 2011

Uma gatinha num motor de carro

A Dodot foi encontrada dentro de um motor de carro. Só dali saíu ao fim de 3 dias, esfomeada. Tinha uma pata traseira fracturada; como não foi tratada a tempo, a fractura consolidou e uma cirurgia agora já não corrigirá o problema. Não é uma deficiência que diminua a mobilidade e agilidade da gatinha (antes pelo contrário!) mas, com o crescimento, pode ser um problema a prazo pois ficará com uma pata mais curta que as restantes.

Nada que a iniba de saltar, correr e brincar!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Negi

De Adoptados
A Negi nasceu na colónia do fim do mundo, vimo-la muito pequenita em cima de um muro, quando os marginais desocupados fizeram aquela cena triste. Passou a senhora que alimenta aqueles gatos a tentar apanhá-los, já que a nossa presença era perigosa. Et voilá Negi, a gatinha assustada que tinha um abcesso enorme. Foi tratada e foi adoptada :-)

Sê feliz, linda!

sábado, 3 de setembro de 2011

A quinta do fim do mundo ou a PSP que temos – Parte I

Existem zonas em Lisboa onde a lei é diferente da aplicável no resto da cidade e no país. Aí, uma corja sem instrução nem ocupação, sem deveres e com todos os direitos, geralmente com cadastro, jovem e com rendimento mínimo assegurado, dita a sua lei. Nem a polícia tem interesse em aplicar a lei geral, quanto mais em ser chamada por cidadãs ameaçadas pela corja.

E o que é que isto tem a ver com gatos? É que nestas zonas também existem gatos de rua e, tal como os humanos honestos que lá vivem, são mais infelizes que os seus parceiros no resto da cidade. Uma senhora de idade residente numa destas zonas, a quinta do fim do mundo, pediu ajuda para esterilizar os adultos e retirar os bebés (curiosamente, talvez isso também fosse bom para os humanos). Um belo fim de tarde tivemos de recorrer à PSP para protecção, porque a corja, 12 ou 15 jovens adultos, nos queria expulsar da rua onde estávamos. Lá veio a PSP, identificou quem estava a ser ameaçado (nós), trocou palavras mansas com a corja, que não identificou. A corja, mal viu a PSP pelas costas, atacou a filha e a neta da senhora que nos pediu ajuda. Foram murros e pedras a voar, que apanharam desprevenidos 2 elementos da Polícia Municipal ainda em retirada. Lá voltou a PSP, agora em força porque tinham atacado um dos seus. Há processo judicial a decorrer, as vítimas e as testemunhas estão identificadas e já prestaram depoimentos, os agressores são desconhecidos. Porque a PSP não os identificou quando devia, porque as vítimas vivem lá e têm medo da corja.


Saldo: Corja 10 – PSP 0

Fêmeas operadas: 7
Machos operados: 1
Bebés/jovens retirados: 3

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quem espera...

De Adoptados

Depois de um ano à espera, a Andorinha, a gata mais divertida do mundo (não a mais bonita nem a mais meiga) tem por fim uma casa, juntamente com o Roberto-gato-melga-do-Telhado.

De Adoptados
Que sejam felizes!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

... and now for something completely different

A un gato



No son más silenciosos los espejos
Ni más furtiva el alba aventurera;
Eres, bajo la luna, esa pantera
Que nos es dado divisar de lejos.
Por obra indescifrable de un decreto
Divino, te buscamos vanamente;
Más remoto que el Ganges y el poniente,
Tuya es la soledad, tuyo el secreto.
Tu lomo condesciende a la morosa
Caricia de mi mano.
Has admitido,
Desde esa eternidad que ya es olvido,
El amor de la mano recelosa.
En otro tiempo estás.
Eres el dueño
de un ámbito cerrado como un sueño.
Jorge Luis Borges
(nos 112 anos do seu nascimento)




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Amadeu


Amadeu, originally uploaded by Luísa Coelho.

Abandonado num parque infantil. Lá ficou à espera nem sabe de quê... Está para adopção, jovem tigrado lindo e meigo. Não precisa de companhia felina, quer melgar um humano com exclusividade :D

domingo, 21 de agosto de 2011

Bolacha


Bolacha, originally uploaded by Luísa Coelho.

A Bolachita foi encontrada por uma pessoa de família. Lá veio ela juntar-se à gataria infantil e, obviamente, está para adopção. É meiguinha e calma, tem 3 meses e está vacinada :)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Canil/gatil municipal de Lisboa

fotografia: SG

Porque lutar por causas justas vale a pena, os parabéns ao grupo de cidadãos que conseguiram impôr uma providência cautelar contra as práticas abusivas e ilegais do Canil/Gatil de Lisboa. Impedimento judicial, que nas ruas continuam ou aumentaram as capturas sem nexo mas agora com mais empenho. Acto deliberado de gestão? Se concordar com os termos, assine pf esta petição.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Clarinha Linguiça ou a história de uma gata comunitária

Há uns meses largos, a L. pediu-me ajuda para capturar uma gata preta que estava em mau estado. Pensámos que seria a Engrácia, que tinha desaparecido. Não era, a Engrácia desapareceu mesmo, andava muito fanhosa das últimas vezes que a vi e não tomava o antibiótico que eu lhe tentei dar :’(

Quem era então a gata preta em mau estado? Depois de capturada, veio-se a descobrir que era uma gata recolocada naquela colónia há 3 anos, vinda de um local de onde tinha sido retirada a pedido da S. A Pêta do Relógio estava com uma gengivite brutal e ficou internada para tratamento. A S. foi acompanhando a situação da gatita, ao longo das 2 cirurgias para extracção de dentes e FATs várias, depois da alta. A Pêta nunca esteve bem, não comia a não ser medicada e um outro vet fez-lhe o diagnóstico de tumor na boca. Foi para casa da I. passar os seus últimos dias, já que o tumor seria inoperável. Tentámos um terceiro vet que diagnosticou uma gengivite linfoplasmocitária, além de várias raízes não extraídas nas anteriores cirurgias, que a incomodavam muitíssimo. A biopsia não revelou tumor. Mais uma vez foi operada, para retirar as raízes que já não deviam lá estar.

De Tantos gatos!

Mas a Pêta, agora Clarinha Linguiça, continua a não conseguir comer se não estiver medicada, a gengivite é muito exuberante :( Está a fazer um último tratamento para ver se fica em condições para uma cirurgia a laser. Quando a inflamação não a incomoda demasiado, a Clarinha come muito bem e, graças às atenções dispensadas pelas várias amigas, tem tudo do melhor para as suas refeições. Muitas vezes, em alturas mais desesperadas, um menu de degustação: salmão, pato, ração hipo-alergénica ... E está instalada no meio de um jardim para poder sentir o ar nos bigodes.

(continua)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O abandono ao fim de 7 anos

Pediram-me ajuda para socorrer um gato cuja dona o tinha abandonado num saguão. Há um mês que lá estava!

Vizinhos condoídos atiravam-lhe comida e água, a dona mudou-se para perto mas não se preocupou. Quem me pediu ajuda convenceu-a a ir buscar o pobre gato. Assim fez, sem problemas logísticos (como chegar lá) ou outros (abandona-se um gato naquela situação?). Um gato que, conforme a ‘dona’ depois me afirmou, estava com ela desde as 4 semanas. Dizia comovida (?), ‘tem a idade da minha filha!’

De Tantos gatos!

É o Põ, 7 anos de vida, não castrado, não vacinado, meigo e muito assustado com tudo o que lhe está a acontecer. A ex-‘dona’ está agora a pensar adoptar um cachorro para a filha.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sake, o gatinho brincalhão

De anúncios

O Sake vivia na rua, num bairro muito mau. É um gatinho de 7 meses, muito bem disposto e muito brincalhão, adora outros gatos e adora qualquer tipo de brinquedo.


Vacinado, castrado, desparasitado.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Toxoplasmose

Acho que não cheguei a contar que o Clyde foi devolvido porque a 'dona' estava grávida e não era imune à toxoplasmose. Parece que os conhecimentos científicos disponíveis não são suficientes para assegurar a perfeita compatibilidade entre gatos e gravidez. Ou é apenas mais uma forma de descartar gatos, ficando com a consciência tranquila ('custou-me muito mas foi por causas maiores'). Ficam?!


O Clyde foi quase imediatamente adoptado por uma família que gosta muito dele. Onde há um adolescente alérgico a gatos, até.

domingo, 1 de maio de 2011

A Menina e os seus meninos

A gata Menina era alimentada na rua, por um senhor que lhe montava uma cama todos os dias debaixo do seu carro. Uma manhã, a Menina foi chamar o senhor e, depois de ver a caminha instalada debaixo do carro, nasceram 4 petizes :-)

Foram todos recolhidos, os bebés têm agora 6 semanas e estão para adopção. São a Magali e a Mónica, o Cebolinha e o Cascão. A mãe Menina também precisa de uma casa para ela, depois de ser esterilizada.


sábado, 30 de abril de 2011

Por fim!

De Tantos gatos!
Ao fim de mais de um ano, o Domingo foi adoptado! Pela FAT, que o aceitou quando já não havia lugar onde pôr o miador. Obrigada, A., pela generosidade!
Sem votos de futura felicidade, porque o Domingo Dómino é feliz desde que foi para tua casa <3

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os filhotes da Alva

Depois de recolhida a gata-mãe, recolhemos os 5 filhotes que viviam com a Alva num quintal. 4 gatinhas e um gatinho, as gatinhas todas grávidas! Com pouco mais de 5 meses, é um feito :) Felizmente a tempo de evitar um crescimento exponencial de gatos de rua.



Foram esterilizadas, o gatinho castrado e estão ‘em trânsito’ para voltarem para o quintal. Embora alguns fossem sociabilizáveis, estão bem onde vivem. A gatinha Açúcar teve pessoas interessadas em adoptá-la mas desistiram. Algumas com justificação, outras nem se dignaram a dizer que desistiram; enfim...

Que sejam felizes, gatinhos lindos!

terça-feira, 5 de abril de 2011

O gato Boticas

Passámos por ele na rua, magrito e com pêlo ralo. Foi capturado, levado ao veterinário. Gato saudável, apesar da pelagem feia. Não havia fungos, foi castrado e voltou para a rua.


Sê feliz, Boticas!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Roberto do Telhado

Há uns dias, pediram-me ajuda para retirar uns gatos de um telhado, ali abandonados pela dona. Afinal, só lá estava um, o Roberto, meiguinho e esfomeado.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Colónia da Canela - Errata: o Mendes

Esqueci-me do Mendes. O Mendes não voltou para a rua: estava coxo quando foi capturado, era zarolho e não tinha reacções de fuga face a estranhos (o que é fatal para um gato de rua). Foi-lhe feita a enucleação do olho, não há nada a fazer quanto a ser coxo. É muito pacífico com outros gatos e com pessoas, até deixa que andem com ele ao colo :-)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Colónia da Canela - continuação

Depois de um mês muito activo, na colónia da Canela ficaram por capturar 2 machos (um residente e outro passante). Todos voltaram para a rua, até o Zagalo velhote, excepto o Centeio, macho jovem assustadito mas conquistável. Está com uma gastroenterite e está para adopção.

De Tantos gatos!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Alva dos quintais

Enquanto apanhávamos os gatos da colónia da Canela, uma senhora pediu ajuda para uma gata que alimentava no seu jardim. A gatinha tinha aparecido por lá há já algum tempo, tinha tido uma ninhada que agora terá 4 ou 5 meses e estava novamente grávida. Terá tido dono, que é muito meiga. Foi esterilizada e está para adopção.

De anúncios


É a Alva, gata melga :-)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Capturas de Inverno

Na colónia da Canela há muitos e muitos gatos. São alimentados com a comida possível, não a mais adequada, e vão-se reproduzindo, como em todas as colónias não controladas. Mas espero que as condições mudem: depois da Inês e da Farelos, já foram capturados e operados 6 gatas e 5 gatos, no meio de muita chuva e de muito frio. Ainda faltam pelo menos 8, que se seguirão ainda este mês. E também se está a fazer alguma sensibilização para que a comida deixe de ser restos de comida de restaurante, que os gatos não comem e que só provoca sujidade na rua.

4 gatas e 2 gatos já voltaram para a rua, 2 gatas e 3 gatos estão em recuperação. Além do Zagalo, mais um macho estava com alguns problemas de saúde, a babar-se e com gengivite. Está a ser tratado para voltar em boas condições para a rua. É o Paulo Bento :-) O outro é um gatito muito jovem, ainda há a dúvida se é ou não silvestre.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Zagalo, o velhote

O Zagalo anda por estas ruas há uns 8 anos. Gato muito bonito, foi envelhecendo com o passar dos anos e com a dura vida de rua. Não o quis apanhar nos diversos outros sítios onde aparecia porque, sendo branco nas orelhas e no nariz, poderia desenvolver carcinoma e ser muito difícil ou quase impossível voltar a apanhá-lo com armadilha quando a doença já estivesse avançada.
Lindo mas :(
Zagalo em 2007
Apareceu na colónia da Canela, cheio de apetite, e foi apanhado. Está a recuperar duma forte constipação, come muito e vai segunda-feira ao veterinário para ver o que há a fazer.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pimentinha

Foi encontrado num dia de muita chuva e de muito frio, numa zona movimentada. Quem o encontrou não podia ficar com ele (claro!) e ficou comigo. Corizento, depois com panleucopénia, agora de boa saúde. É um querido que não pára quieto :-)

De anúncios

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saltitas

Saltitas, originally uploaded by Luísa Coelho.

A cotinha que perdeu os donos, a sua casa e o seu grande amigo felino...

... que esteve tão doente e quase partiu...

... que esteve um ano à espera de uma casa só para si...

... foi finalmente adoptada!

Que sejas feliz, cotinha querida <3

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Brás

Andava a miar à porta de uma escola. Miou durante 3 semanas, tentando entrar por todas as portas que via abertas. Finalmente, foi recolhido. É o Brás, andar gingão, muito vocal e dentadita rápida. Esteve semanas com gastroenterite, às vezes em apetite nenhum, lá recuperou, foi castrado e vacinado.

De anúncios


E está à espera de donos!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A colónia da Canela - parte 1

Em 2010 ainda, comecei as esterilizações da colónia da Canela.

Primeiro uma gatinha muito meiga, que por ali andava desde o Verão e que na altura teve uma ninhada. A Inês Vicentinha já estava grávida novamente, foi operada e, depois de recuperada, foi adoptada! Mais rápido que isto é quase impossível :-)

De Tantos gatos!


A seguir, foi apanhada a Farelos, menina laranja com um apetite muito particular (só latas, das piorzinhas!). Findo o pós-operatório lá voltou para a rua.

De Tantos gatos!

Sejam felizes, gatinhas!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lampy também tem a sua casa!

Pelo Natal, o querido Lampreia foi adoptado. Após tantos meses, e sendo um gatinho tão meigo, acabou por ser escolhido para companheiro de um menino de 7 anos.
Sê feliz, Lampy, gatinho amoroso <3