segunda-feira, 4 de julho de 2011

Clarinha Linguiça ou a história de uma gata comunitária

Há uns meses largos, a L. pediu-me ajuda para capturar uma gata preta que estava em mau estado. Pensámos que seria a Engrácia, que tinha desaparecido. Não era, a Engrácia desapareceu mesmo, andava muito fanhosa das últimas vezes que a vi e não tomava o antibiótico que eu lhe tentei dar :’(

Quem era então a gata preta em mau estado? Depois de capturada, veio-se a descobrir que era uma gata recolocada naquela colónia há 3 anos, vinda de um local de onde tinha sido retirada a pedido da S. A Pêta do Relógio estava com uma gengivite brutal e ficou internada para tratamento. A S. foi acompanhando a situação da gatita, ao longo das 2 cirurgias para extracção de dentes e FATs várias, depois da alta. A Pêta nunca esteve bem, não comia a não ser medicada e um outro vet fez-lhe o diagnóstico de tumor na boca. Foi para casa da I. passar os seus últimos dias, já que o tumor seria inoperável. Tentámos um terceiro vet que diagnosticou uma gengivite linfoplasmocitária, além de várias raízes não extraídas nas anteriores cirurgias, que a incomodavam muitíssimo. A biopsia não revelou tumor. Mais uma vez foi operada, para retirar as raízes que já não deviam lá estar.

De Tantos gatos!

Mas a Pêta, agora Clarinha Linguiça, continua a não conseguir comer se não estiver medicada, a gengivite é muito exuberante :( Está a fazer um último tratamento para ver se fica em condições para uma cirurgia a laser. Quando a inflamação não a incomoda demasiado, a Clarinha come muito bem e, graças às atenções dispensadas pelas várias amigas, tem tudo do melhor para as suas refeições. Muitas vezes, em alturas mais desesperadas, um menu de degustação: salmão, pato, ração hipo-alergénica ... E está instalada no meio de um jardim para poder sentir o ar nos bigodes.

(continua)

Sem comentários: