quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Os gatos do Sr. F.

'O Sr. F. alimenta uns gatos de rua e quer esterilizá-los.', disse-me a A., que tinha acabado de recolher um bébé muito corizento da última ninhada de umas das gatas em causa.

4 gatas

Havia sítio para fazer o P.O. - a oficina do Sr. F.-, pessoas que colaboravam e que concordavam plenamente com a esterilização de animais de rua. E, espanto maior, isto tudo neste mesmo bairro onde nos impedem de capturar gatos :)

Assim começou o primeiro projecto de 'Levamos o TNR a sua casa!' Com uma organização fabulosa, passe a imodéstia, lá fomos as duas, a SaraN e a A. Fornecemos o know-how ;) e a logística (jaulas, armadilhas, tabuleiros, comedouros, bebedouros, mantas e transportadoras), cápturamos 6 gatos (aí, o trabalho foi mais da SaraN), marcámos as operações, levámos e trouxemos os gatos ao veterinário que os operou, os AdR pagaram as 5 esterilizações e a castração. E temos agora a Nina, a Pinta, a Santa, a Maria, a Ostra e o Afonso de volta à rua, livres das lutas para acasalamento e de uma vida de ninhadas sem fim e de crias pouco saudáveis.

Ainda faltam mais uns 4 gatos, quem sabe retomamos em Janeiro...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uma velhota com sorte!

Ao apelo que fizemos para a Thera, respondeu rapida e generosamente a F. Vóvó Thera passou a ser Thery, já foi esterilizada e foram-lhe retirados os tumores mamários (tinha mais do que inicialmente detectado), está em recuperação e muito, muito mimada.

Parece que está a viver uma segunda infância :) Segundo a dona, vai viver mais uns tantos anos, a nossa vóvó!

domingo, 23 de novembro de 2008

O Pinoco já tem casa!

O gato Pinoco foi hoje para a sua nova casa. Acabou assim a sua vida na rua, onde não estava bem, não é?
Agradecemos a divulgação aos Animais de Rua, onde a T. viu o anúncio do Pinoco.

Sê feliz, gato tímido com ódio a transportadoras!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Albanito também já tem casa!


Pouco a pouco (e muito lentamente) os nossos penduras vão sendo adoptados: foi a vez do pequeno Albanito Brás ir para a sua casinha! Foi adoptado por um casal e uma criança e tem ainda dois manos peludos para brincar.

Agora chama-se Aoshi, que quer dizer liberdade, em japonês.

A foto é desactualizada, mas fica o registo enquanto não temos fotos na casa nova.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Thera

A Thera é uma gatinha de 13 anos, da qual a dona se queria "desfazer", e que ainda chegou a pôr na rua. Voltou a recolhê-la, não por algum tipo de remorso, mas porque a gatita conseguiu voltar a entrar no prédio e a vizinhança começou a falar. Mas a Thera já tinha o destino traçado: esperar que o genro da dona passasse lá por casa e a levasse para "resolver o assunto" (como aliás já tinha sucedido, anos antes, com um cãozito).


E agora?

A Pantera, nome muito adequado para uma gata tricolor, foi recolhida 'in-extremis' pela I. (a quem não podemos agradecer mais!). Trouxe consigo, como resultado de uma longa vida em comum, um pacote com um pouco de ração Friskie e uma tonelada de pulgas (apesar de não ir à rua). Revelou-se um doce de gatinha, embora muito assustada por ter tantas mudanças na sua vida em tão pouco espaço de tempo. Nestes bairros sabe-se tudo e sabemos que era regularmente espancada pela dona, de tal modo que tem a maior parte dos dentes partidos. Uma das razões para a expulsão, seria a Thera não fazer xixi no tabuleiro, o que até agora, não tem acontecido.

Uma visita ao veterinário para avaliar o seu estado de saúde descobriu um tumor mamário de alguma dimensão. Vai ser operada para ser esterilizada e remover a cadeia mamária, mas devido à sua idade (e, sobretudo, às condições de vida a que esteve sujeita), deverá fazer exames médicos prévios. Tudo isto vai sair muito caro, pelo que vamos precisar de ajuda monetária para tratar a Thera. Além do apoio monetário, precisávamos também de uma FAT que substitua a I. Neste momento, não temos espaço para acolher mais nenhum gato. Quando (se?) algum dos 6 penduras for adoptado, a Thera pode ficar com uma nós. Ao ritmo a que os nossos penduras são adoptados, isto pode levar ainda algum tempo. Responsabilizamo-nos por idas e vindas ao veterinário, ração, areia, tudo o que for necessário para a Thera ficar bem instalada.

Thera encolhida

Acima de tudo, a Thera precisa de uma Família a sério, que possa dar-lhe um resto de vida com o amor e carinho que só agora está a ter. Ela saberá agradecer.

domingo, 2 de novembro de 2008

Mais uma Vicentinha com casa

Hoje foi o dia de levar a Aura à casa dos donos. Contentes porque a gatinha ficou bem e foi para isso que a tirámos da rua.

beautiful kitten

Mas custa sempre, ainda mais quando se assistiu à transformação da Aurinha, gatinha assustada e quase fera-máxima, há umas semanas, agora já um doce de gata.

Sê feliz, querida!