domingo, 30 de dezembro de 2007

O Estêvão

Ontem levámos o Estêvão a casa da nova dona. O gatarrão vai ter muita companhia felina, alguns gatitos FIV+ como ele, tem espaço, uma dona cuidadosa.



Esperamos que tudo corra bem a este querido bébé grande e carente.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Liberdade, at last :)

Na quarta-feira, Lady Glória voltou para a rua. Fez o P.O. em minha casa, quase sempre dentro de uma transportadora, saía de lá apenas para o estritamente necessário. Nas últimas noites já miava de tão chateada que estava e foi para ela um alívio voltar para junto dos seus amiguinhos.

Sê feliz, feral Lady! Já duvidamos que sejas a mãe do Piccolo-melga-meigo :D

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Notícias dos meninos adoptados

Ontem, visitámos este menino:
e tivemos notícias desta menina:

Não, não estão nada gordos :-)!

1,2,3 porque não 4?

Pois é, em época de excessos, decidimos exceder-nos e apanhámos mais uma gata! Aqui está ela na rua, linda. Pensamos que é a mãe do Piccolo e de mais 2 gatitos que apareceram na colónia da casa em ruínas. Já tem OVH marcada.

E ontem vimos mais outro gatito, minúsculo, tigrado :(

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

...algumas semanas depois...

... poderíamos dizer que está tudo na mesma: os 3 penduras continuam para adopção e não capturámos mais nenhum gato.

No entanto, alguma coisa mudou:
  • míudo Piccolo estava tinhoso e agora já não está;
  • gatarrão Estêvão estava corizento, com diarreia e com gengivite e agora já não está; gatarrão Estêvão foi castrado, esperamos que passe a miar muito fininho ou nem sequer mie;
  • vóvó Juju tinha um nódulo mamário e ia ser operada este mês; o nódulo DESAPARECEU!
Estamos muito contentes :-)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Uma caçada mui sui generis




Como os penduras em trânsito ainda estão para lavar e durar, resolvemos voltar às caçadas, uma vez que ainda se arranjava um espacinho para mais um. Preocupadas com o gato Estêvão, que nos parecia muito constipado, deslocamo-nos ontem ao fim da tarde à colónia desgraçada, no intuito de o apanhar.


O gato Estêvão apareceu enquanto preparávamos a armadilha e, achando que estavamos a demorar muito, entrou pela parte de trás da mesma, enquanto ainda estávamos a preparar o isco!!!


Fomos logo a correr para a Dr.ª Susana, que lhe diagnosticou uma violenta coriza, que já apanhou o pulmão. Está em minha casa a ser tratado e é um gato de uma meiguice extrema. Quando estiver bem, este verdadeiro gatarrão será castrado e, obviamente, irá para adopção.


Aqui ficam imagens deste gato, que é uma verdadeira estampa!


sábado, 17 de novembro de 2007

Abriu a nossa loja!

Finalmente, abriu a nossa loja, ainda com poucas peças, mas gradualmente, iremos aumentar o stock.
Esperemos que gostem e aproveitem agora que o Natal se aproxima! Como sabem, a receita gerada irá integralmente para as nossas actividades de TNR (ou TNNR, como sucede muitas vezes).

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O miúdo Piccolo e a vóvó Juju

O Piccolo está a recuperar bem da constipação que tinha. A enfermeira Cláudia fez o seu trabalho sem ficar com marcas. Aliás, o que o gatito queria era estar ao colo.

Infelizmente, é um bocado miador :( talvez necessite de companhia felina. É muito meigo e ronronador. Um bocadito atrevido, terá achado a Juju, quando lhe foi apresentada e o míudo fez uma investida um pouco mais entusiasmada. Vóvó deu-lhe uma patadazita para o pôr na ordem.

Como se depreende, o míudo Piccolo está à procura de dono :)

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sem imaginação

Por vermos aumentar a colónia da casa abandonada, com novos bébés e mais um gato abandonado, o Estevão, e ainda com gatas por esterilizar, avançámos sem medo para capturar mais um gato. Mais um qualquer, não; o Estevão teve de ser afastado à custa de latinha Gourmet, senão teria vindo connosco mesmo sem armadilha. Pensávamos nós, não temos sítio para ter (mais) um gato à espera de ser adoptado.


E, para nossa surpresa, entra na armadilha um dos gatitos P&B. Na altura, nem sabíamos se era macho ou fêmea. Hoje já sabemos que é macho, tem cerca de 4 meses e está constipadito, tem de tomar antibiótico. Acima de tudo, está assustado e é muito giro, um segundo Tico Tobias d'Almeida Azambuja :-) Maiores problemas, sociabilizá-lo e encontrar-lhe um nome. Por agora, fica Pico.

Conseguir uma casa para o Pico, também não era nada mau...

P.S.: O Pico ficou Piccolo

sábado, 3 de novembro de 2007

Gatinho Milhas voltou à rua



Não era o típico gato feral mas também não era meigo. Numa escala de feralness, (1 - not at all; 5 - feral) seria 3.

É muito bonito, de grande olho amarelo, focinho largo. Achamos que agradeceu a devolução à sua rua natal :) Como chegou à hora de jantar, foi recebido pelos seus colegas de colónia, que entretanto já são mais: há dois pequenitos P&B, de uma ninhada que não conseguimos evitar.

Boa sorte, Milhas :-)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Continuando...

... hoje apanhámos o gato Milhas. Gato preto, muito bonito, com uma pequena mancha branca debaixo do focinho. I wonder why you got this name of yours, beautiful cat :-)


Ainda não está resolvida a questão anterior, Madame Juju, que tinha uma piómetra fechada e que, felizmente, as vizinhas nos 'deixaram' apanhar para esterilizar. Recuperou bem, não se mexe muito senão emagrece :D mas não houve nenhuma resposta aos anúncios de adopção.

domingo, 21 de outubro de 2007

Visitas

Hoje visitámos o Tobias, ex-Jota (não confundir com o Tobias, ex-Tico). O gatarrão está com uma otite e, talvez por estar demasiado à-vontade, já resmunga um bocado com os tratamentos. Quem o viu a deixar fazer os tratamentos todos que foram precisos, quando saíu da rua...

A Graça está contente com o Tobias e o Tobias também está contente com a Graça, com a gata Margarida e com a casa que tem: como qualquer gato que se preze, já tem os seus lugares favoritos. Que corra tudo bem!

Foi à segunda :)

Hoje enfrentámos novamente as vizinhas que nos impediram de apanhar a Juju, há umas semanas. Industriadas pela L.., a resistência foi mais ou menos pacífica e a Juju, que responde também pelo nome de Maria, entrou na armadilha e pimba!

Seguimos em triunfo pela rua acima, deixando para trás conversas das muitas mulheres que continuam a ver intenções estranhas naquilo que fazemos. Não saímos, no entanto, sem uma ameaça velada da mulher que hoje foi mais pacífica, dirigida à Cláudia: 'Você prometeu que a gata volta para aqui! Veja lá se não faz o que prometeu!' enquanto abanava a mão fechada com o indicador estendido. Imagino que a Cláudia vai ter de mudar de casa, caso algo aconteça...

sábado, 20 de outubro de 2007

Passaram uns meses...



... e estes meninos cresceram, cresceram muito. Tanto que chegou a altura de serem esterilizados. Assim, menina Teca e menino Tobias foram operados esta semana e correu tudo bem. Temos notícias deles quase todos os dias e vamos assistindo ao seu dia a dia em família. Mais não podíamos querer, para eles :)
P
Como nem tudo são rosas, o Tobias teve um teste FeLV duvidoso. Esperamos que não se confirme. Não se vai confirmar, pois não, gatolindo?
P
(fotografia roubada à Vanda, lol)

domingo, 14 de outubro de 2007

Um domingo muito bom

Hoje foi um dia excelente! A linda Lara foi entregue a sua família. Estava já prometida há alguns dias e não foi uma surpresa. Mas o gatarrão Jota também conseguiu uma casa e isso já foi uma grande surpresa.

Foi tudo tão rápido que acabámos por passar a tarde a ir e a vir, ir buscar o Jota, levá-lo para casa da G., ir buscar a Lara, levá-la a casa da A. :-) Não nos queixamos, antes pelo contrário. Pensamos que ficaram bem e vamos ter notícias deles. Sejam felizes, meninos e famílias!

A quem ajudou nestas adopções, agradecemos (AnaC, S., M.). E tb à UZ, que albergou o Jota.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Velhos amigos

Enquanto esperamos pela adopção da Lara, aqui ficam alguns velhos amigos que escolheram voltar para a rua:

1) O menino Carlinhos




2) A Engrácia

3) A Verónica


entre a Verónica e a Engrácia mantém-se a principal diferença: pêlo mal-tratado ;)


4) A Basilinha



Dos meninos que voltaram para a rua só falta o San, nunca mais visto por nós, mas que a L.. assegura continuar por aqui.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Uma ajuda inesperada :)

Através do nosso blog, a Ana M decidiu conhecer-nos e ajudar-nos. Só 'apoio moral e financeiro', como me disse a Ana. E que apoio!

Obrigada, Ana! Vai directinha, a ajuda, para o que vamos continuar a fazer e que vamos aqui continuar a contar. Foi muito bom saber que conseguimos transmitir o que fazemos e que, por isso, há ajudas inesperadas. Que sabem tão bem!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Um gato feral, sff!

Pois, dos desejos 'não miar, OVH em breve, não ser meiga' só se verificou um: a Larita ficou hoje na veterinária para ser operada amanhã.

Do resto, mia porque quer companhia e festas. A Claúdia precisa de uns tampões para os ouvidos :P É, obviamente, MEIGA, que horror :-)! Ronrona como se fosse um motor, ia caindo do parapeito da janela, onde estava a ver a rua, de tão distraída que ficou com as minhas festas.
É uma gata lindíssima, com belo focinho e belos olhos. Em 2005, quando apareceu na colónia da Claúdia, era assim:

Aqui vai aquilo que não gostamos de escrever: está para adopção.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Lara

Ontem ficámos um pouco desanimadas, com a intervenção das vizinhas (a Juju estava a rondar a armadilha e assustou-se) e uma armadilha que não disparou (a gata cinza esteve lá dentro, comeu à-vontade e saiu).

Hoje, a L. entrou em acção: apanhou a Lara que está agora em casa da Claúdia. Esperemos que não mie, esperemos que a OVH não demore, esperemos que não seja meiga.

Boa noite, Claúdia, dorme bem, LOL!

P.S.: Troquei a fotografia da SrªDª Juju pela da menina Lara. Já corrigi e as minhas desculpas!

domingo, 23 de setembro de 2007

Porquê?


Hoje, pomos à votação a seguinte pergunta: 'Porque fazemos isto?'

1) Para fazer comida com gatos (arroz, guisado,...)
2) Para arranjar peles (vem aí o Inverno)
3) Para lhes dar um outro sumiço qualquer
4) Porque não temos mais nada para fazer

As mulheres do bairro estão muito indecisas entre as 3 primeiras opções, pensam às vezes que fazemos as 3 em sequência. Quanto à 4ª opção, muitas sugestões devem passar naquelas cabecinhas (tratar do marido/das crianças/da roupa; resolver os problemas de fome no mundo, quem sabe?).

Enquanto as vizinhas discutem em altifalante, de uma janela para outra, ou de uma porta para outra, vão afugentando os gatos. Acrescentando a isso que os gatos são sempre 'nossos', isto é, delas, sendo a posse definida pelo facto de uma ou outra, de vez em quando, os alimentar com restos de comida.

Que falta de paciência!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Basilinha, parte III

A Basilinha não se conseguiu adaptar à casa e às pessoas. Porque, para alguns gatos como para algumas pessoas, a liberdade é mais importante que a segurança.

Voltou para a colónia onde vivia, tem abrigo, comida e água. Agora, não irá procriar infinitamente, sujeita às agressões por acasalamento e às tragédias que vão acontecendo a gatas com cio ou com ninhadas. Anda feliz, excepto quando me vê: nem se aproxima da comida enquanto eu estou por perto. Deve pensar que é melhor manter distância :-)



E, afinal, a Basilinha deu sorte a outros gatinhos adultos que precisavam mesmo de uma casa. Não sei porquê, mas tive bastantes respostas ao anúncio dela, respostas que foram encaminhadas para outros gatos que amigas minhas tinham para adopção.


Sê feliz, B e vais ter de me ver de vez em quando ;)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Adeus, Clarinha

Afinal, o ferimento na pálpebra era carcinoma. Nas orelhinhas, também. E estava a começar na boca. Juntemos a isto tudo um tumor mamário...
Adeus, pequenita, fica em paz :'-(

terça-feira, 18 de setembro de 2007

E porque também há boas notícias...


Lembram-se da Paloma?

Aqui está a menina na casa nova :-)


Clara


No Domingo à noite, apanhámos a mãe da Nico e do Tico, a.k.a. Teca e Tobias. Estávamos preocupadas com o olho da menina, que nos parecia vazado, mas verificamos que está intaco, tem é um ferimento na pálpebra. A miúda é uma gata houdini: ficou na minha jaula, mas de noite conseguiu sair. De manhã, eu e a Luísa, voltámos a pôr a miúda lá dentro, com a segurança devidamente reforçada. É bravinha!!! Ontem ao fim da tarde, fomos à vet. com ela. Ficou para ser operada hoje, mas soubemos que tem uma feridinha no nariz que pode ser início de carcinoma :-(

Vai ser esterilizada hoje, aproveitando a anestesia para ver como realmente está o olhinho e a saúde dela em geral e aguardamos notícias logo à tarde. Torçam por ela!


sábado, 25 de agosto de 2007

Basilinha/Basilinda



A Basilinha está em minha casa em P.O. Como miava muito fechada na jaula, está solta no meu quarto. Muito assustada com pessoas, não bufa nem dá patada.

Fiz-lhe anúncios para adopção, com o nome de guerra Basilinda. Não tive nenhuma resposta, mesmo que tivesse respostas a gatinha não está sociabilizada. E virá a estar? Voltará para a colónia, logo a da casa em ruínas que é a mais desgraçada? Não sei, não sabemos o que fazer.

Stay tuned for the next episodes :-)

domingo, 19 de agosto de 2007

10 (+1)

Pensámos fazer uma espécie de balanço quando chegássemos aos 10 gatos, nesta saga de TNR aos gatos do nosso bairro. Chegámos aos 10 com a Basilinha.

Dos 10:

- cores - preto: 6; preto e branco: 2; branco:1; siamês: 1;
- sexo - machos: 4; fêmeas: 6;
- situação - em trânsito: 1; TNR: 4; adoptados: 3; em gatil: 1; eutanásia:1;
- idade - adultos: 8; bébés: 2.

Infelizmente, passámos quase imediatamente para os 11. Conseguimos apanhar o Zorro, gato novo adulto, preto e branco líndissimo, cuja barriga tinha crescido imenso na última semana. Levámo-lo ao vet. Tinha muito líquido na barriga, suspeita forte de PIF. Adeus, Zorro lindo!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Os vizinhos - take #5601

Havia tanto a dizer sobre os vizinhos: os que alimentam gatos de rua, os que detestam gatos de rua e quem os alimenta; os que, bem intencionados, os alimentam sem saber de outras formas de lhes melhorar as vidas, mas que aprendem como e ajudam em tudo o que for possível; os que, nem bem nem mal intencionados, são incapazes de aprender, porque já sabem tudo; os que, além de incapazes de aprender, vêem sempre outras intenções naquilo que fazemos, porque não são capazes de perceber actos sem intenção de lucro pessoal.

Encontrámos de tudo, nestas colónias. Tivemos até agora algumas cenas rocambolescas, hoje a mais rocambolesca de todas. Uma vizinha, chamemos-lhe Friskies, que nos abordou (a mim e à Ana) aos berros 'Identifiquem-se! Estão a levar os nossos gatos para fazerem experiências!' Foi chamar apoiantes, todos aos berros e mal educados, ouvimos pérolas como 'Os gatos não engravidam! Para que apanham os gatos? Deviam apanhar as gatas!', 'Os gatos são nossos não têm de vir cá apanhá-los para os comer!' A Friskies começou a enxotar os gatos e a deitar fora a comida deles, entre palavrões e comentários àcerca do meu carro, do qual já tinha anotado a matrícula. QUE MEDO!

Com respostas mais ou menos calmas da nossa parte e sem arredarmos pé, foram-se retirando um a um, ficando a espreitar da esquina sem se aproximarem. Quando fingi que lhes tirei uma fotografia, desapareceram por fim. Ou seria a hora da novela LOL?

Arruaça das mais puras, digna de filme e de outro talento para contar a história ;) Bom fim de dia para arrumar longe as preocupações do trabalho e descarregar em pessoas cobardes e pouco informadas alguma ironia que nelas é desperdiçada :-)

Boas intenções

Hoje, tínhamos planeado apanhar a Cascoa e o Zorro. A Cascoa, gatinha bébé tigrada, queríamos ver se ainda seria socializável. O Zorro, gato preto e branco, porque parece necessitar de cuidados veterinários. Pedimos ajuda à Ana R para nos ajudar com a Cascoa, deixámo-la ao pé da casa em ruínas com instruções muito precisas: BÉBÉ+TIGRADA!

Quando voltámos, a Ana tinha apanhado uma gata siamesa, adulta e grávida: a Basilinha.


Não conseguimos apanhar o Zorro.

Além do mais, a Ana não acreditou que a colónia fosse maioritariamente constituída por gatos pretos: não viu nenhum!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Menino Carlinhos, preto e bravo, como convém :P

Díficil, díficil... a cor! Havemos de fazer um balanço, até agora nem um tigradinho, nem um amarelo...

O menino Carlinhos foi devolvido à liberdade que tanto preza. Alívio para o gato e para nós; este menino era brrrravvvooo (e muito nervoso), receámos pelas nossas mãos e braços.

Como se vê, o cuidado não é demais:


Menino Carlinhos pirou-se imediatamente para baixo de um carro, onde encontrou outro gato (preto, claro!) a quem começou a fazer queixas em altas miadelas.

O outro amigo (ou amiga) pôs-se rapidamente a andar dali para fora.

Carlinhos ainda veio espreitar para ver se o continuaríamos a perseguir.

Com um pouco mais de segurança, vai matar a sede.



Sê feliz, gatito nervoso, tinhoso e feral!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Teca e o Tobias pka a Nico e o Tico

Temos tido notícias dos manos d'Almeida: estão brincalhões, à vontade e gôdos (big bellies, mesmo). Os donos estão encantados com ambos e até lhes perdoam as brincadeiras com os cortinados.


Fotografias tiradas pela Vanda:






segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Nico e o Tico foram adoptados!

Hoje entregámos a Nico e o Tico aos novos donos, um casal novinho com uma filha de 8 anos.



Esperamos que tudo corra bem, foi para isso que os tirámos da rua :)

Fiquem bem, manos d'Almeida!

domingo, 5 de agosto de 2007

Uma espécie de solução

Hoje deixámos o Jota na União Zoófila. Esperamos que seja um porto de abrigo para as tormentas que passou na rua e que no seu caminho se encontre uma casa onde possa ser feliz. De qualquer forma, agradecemos o cuidado com que vai ser tratado no gatil 5 pela Dra V, pela ML, pelos voluntários. E vamos visitar-te sempre que pudermos!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Quem quer um gatarrão lindo?

Ontem fui visitar o Jota a casa da Claúdia. O gatucho está farto de estar fechado na casa de banho e mia muito para mostrar o seu desagrado.

É mesmo MEIGO e CALMO. Apesar de ser obviamente um gato de casa, não devia estar habituado a festas. Mas gosta de festas e de colo.

Gostávamos TANTO de lhe encontrar um dono!

terça-feira, 31 de julho de 2007

Os míudos

A Nico e o Tico cá continuam, à espera de família. Estão a ser tratados porque um deles tinha urinado com sangue. Como eu não sabia qual, estão ambos a antibiótico - depois descobri que era o maladrinho do Tico, o que já não interessa porque têm de terminar o tratamento. Como também tinham, ambos, um pouquinho de febre até dá jeito...

Já brincam muito, mesmo à minha frente, o que quer dizer que já estão à vontade. A Nico tem finalmente as orelhas e o nariz limpos pela Tia Filó, está uma beleza. O Tico está um rapaz gande!




Não estão lindos?

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Em trânsito

Não há novas capturas nem novas operações planeadas.

Os últimos gatos que capturámos estão 'em trânsito', o Jota foi castrado e radiografada a patita, está bem e continua em casa da Claúdia; o Tico e a Nico estão a ser 'domesticados', continuam em minha casa.

Tanto um como os outros não serão para devolver à rua. A Nico será facilmente adoptada, o Tico tem muitas hipóteses, o Jota tem poucas :(

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O Jota


O Jota está em minha casa. Apesar do mau aspecto que tinha quando foi apanhado, está bem. Tem vários arranhões de lutas, o externo partiu e já solidificou e não poisa uma das patas sempre (não está partida, mas ainda não sabemos o que se passa).


Está assustado, mas é um gato meigo, deixa pôr Orydermil (tem uma otite) e betadina nos diversos arranhões. Vai ser castrado brevemente e depois veremos o que será melhor fazer. Voltar a pô-lo onde estava não nos parece nada boa opção...

domingo, 22 de julho de 2007

...ainda mais juntos :)

a Nico ainda sujinha e bufanita, o Tico meigo e fera, ao mesmo tempo. Estão desparasitados e ainda de barriga grande. Comem bem e não são silvestres, só assustaditos. Mas já fazem ronrom.
Estão para adopção. Anyone?

sexta-feira, 20 de julho de 2007

O Tico e a Nico


O Tico e a Nico são dois gatinhos com cerca de 3 meses, filhos da gata branca da nossa colónia. Ontem fomos à caça (com a preciosa ajuda da Ana Ramos) e apanhámos o Nico (na foto) numa transportadora, nem foi preciso armadilha. Muito assustadito, muito pulguento e com barriga de parasitas. Nada que não se resolvesse com milbemax e advantage. É meigo, já fez ronron ao colo da Luísa. Agora falta a miúda, branquinha e com os olhos muito azuis, mas essa não vai lá com a mesma facilidade do irmão.


quarta-feira, 18 de julho de 2007

O gato Jota

A minha colónia é uma mini-colónia: tem uma gata branca esterilizada, a Qsi, e 2 gatos pretos e brancos. Aqui também apareceu a gata grávida que acabámos por não conseguir apanhar. Já terá tido os filhos :(

Dos dois gatos , um deles é novinho e apareceu há algumas semanas, o Eta.

Penso que assisti quase ao vivo e a cores ao abandono do outro, o Tareco agora Jota: vivia no 1º andar de um dos prédios da rua, estava muito tempo na varanda e vinha até à rua dar uns passeios.



Durante alguns dias seguidos em Fevereiro, via-o passar em frente à minha casa, o que não era costume, até dar conta que o tal 1º andar estava para arrendar. Os donos foram-se embora e deixaram o Tareco e outra gatinha. A gatinha, preta, nunca mais a vi; o gato reapareceu há pouco tempo num estado miserável.





Hoje apanhámos o Jota. Ficou em casa da Claúdia (espero que não mie) e amanhã irá ao veterinário. Está coxo e com feridas de lutas.

Ao lusco-fusco...

... fomos libertar as meninas Engrácia e Verónica. Talvez nos tenham confundido com pessoas que abandonam gatos, cada uma de nós com uma transportadora, com ar furtivo.

Ao abrirmos as transportadoras, nem tempo tivemos para dizer 'boa-sorte', as meninas fugiram a 50 patas para fora dali.

Boa sorte, Engrácia e Verónica!

terça-feira, 17 de julho de 2007

A gata Verónica


A gata Verónica está a fazer o pós-operatório em minha casa. Come lindamente e mia desaldamadamente de noite... Vai ser devolvida hoje ao seu habitat, juntamente com a amiga Engrácia.

Nova gata, grávida e preta :(

Pois é, apareceu nova gata grávida, na minha colónia. É uma visitante pouco frequente, ontem tentámos apanhá-la mas um bêbado começou a berrar por estarmos a alimentar os gatos de rua e a gata fugiu...
Vamos tentar outra vez, mas vai ser díficil :(

domingo, 15 de julho de 2007

A gata Engrácia

Cá está em casa, a gata Engrácia. Come como uma frieira e ainda bem, quando voltar para a rua não se sabe o que terá para comer...

Já lhe tirei o colar isabelino, levei patada, já tirou parte do penso da barriga e o penso que trazia na orelha. Continua brava, o que é bom, e fanhosa, o que é mau.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

As gémeas

Pois lá foram elas, a Verónica e a Engrácia (ou a Engrácia e a Verónica) a caminho do vet, conseguido pela Tia Filó.

Bravinhas... foi um sarilho para as pôr na transportadora. É um sarilho para as distinguir. Têm nome, mas não ajuda muito, são em quase tudo iguais: cor de pêlo e de olhos, sexo, tamanho :) O que as distingue: uma é fungosa, a outra tem o pêlo arruivado por causa do Sol.

Estavam mesmo grávidas, não era coisa pior. A operação correu bem e vieram de orelha cortada.

Estão agora em P.O. uma em cada casa, a fungosa (Engrácia ou Verónica) em minha casa, a ruiva (Verónica ou Engrácia) em casa da Claúdia.

Como agora é mais fácil, a fungosa que está em minha casa é a Engrácia; a ruiva, a Verónica :-)

A Verónica e a Engrácia a caminho do vet :-)


terça-feira, 10 de julho de 2007

2 em 1

Ontem, nova caçada. Agora, na casa em ruínas, especificamente captura de uma gata antes que houvesse grávidas. São mesmo muitos gatos, que tínhamos de enxotar para não apanhar um macho:


Conhecemos mal esta colónia e constatámos, com desgosto, que havia já duas gatas grávidas. Pelo menos, queríamos apanhar uma.


Esta, vê-se mal, mas está grávidérrima e com o pêlo muito descolorado.

A outra, grávida também, entrou várias vezes na armadilha, comeu e saíu.
No entanto, às vezes, a armadilha disparava só com o vento.
Tivemos também um momento de distracção com um energúmeno e um choque no meu carro. Deu para ir passando o tempo enquanto os gatos se divertiam a comer a paparoca e a armadilha não disparava.
Eis senão quando... entram DUAS-gatas-DUAS, as grávidas, e a armadilha finalmente dispara :-) Ficámos ainda mais zonzas que as gatas capturadas. Não temos OVHs marcadas, só temos uma jaula.
Mas temos duas-gatas grávidas-duas!