quinta-feira, 3 de junho de 2010

Na rua, da rua, para a rua (cont.)...

... ou vírus, vírus e mais vírus!


O Mirante estava na rua e foi recolhido apenas para ser castrado, que não se sabia se era silvestre ou não. Não era, foi ficando mais uns dias. Até que ficou doente e começou o drama das viroses.

O Mirante teve panleucopénia e sobreviveu; partiram duas gatinhas que estavam com ele e não conseguiram combater o vírus. Depois, não sei como nem de onde, ficou doente o Pituxo (noutra casa, sem exposição a outros gatos, só será possível por transmissão via humanos com quem teve contacto). Inicialmente, o diagnóstico da doença do Pituxo era linfoma mas, quando também adoeceu a Saltitão e dados os sintomas, chegou-se à conclusão que seria uma estirpe muito virulenta de calicivírus.
Nessa altura, já não fui a tempo de espalhar o contágio pelo sítio onde estavam o Mirante mais o Tomé mais a Mónica e mais uma quantidade de gatos... A Mónica ficou doente e sobreviveu; menos sorte, imenso azar, teve outro gatinho que estava com eles. Devido às sucessivas viroses, embora estejam todos de boa saúde, estão todos de quarentena; até a Pituxa, que está instalada na minha cozinha.
Todos?! Todos não, que o Domingo livrou-se de tudo isto e está a passar umas férias no campo. Já se dá bem com outros gatos, continua meigo e está a ver se aprende boas maneiras (por exemplo, acertar no wc).

1 comentário:

Rodrigues disse...

Caramba... ://
As melhoras dessa maltinha toda! <3
(Domingo, seu sortudo!...)