sábado, 21 de novembro de 2009

Os manos Williams

Ainda há bebés para adopção, apesar do adiantado do ano. Filhotes de uma gata de quinta, os manos Williams têm cerca de 2 meses. São a Serena e a Vénus, meninas pretas, e o Robin, siamês. O mano Robbie já foi adoptado :)

domingo, 4 de outubro de 2009

Dia do Animal '09

Hoje comemorou-se o Dia do Animal. Em Lisboa, junto à Torre de Belém, houve uma Feira de Adopção com muitos, muitos cães e gatos de muitas associações e do Canil Municipal. Muitos mais há à procura de casa e de donos responsáveis.

Hoje, também, um pombo ficou preso na vidraça de uma janela, no 3º andar de uma casa abandonada, em Lisboa. Desde manhã, lá estava o pobre bicho, de cabeça para baixo, a tentar livrar a pata presa e ninguém fez nada. À tarde, uma senhora viu-o e chamou os Bombeiros. Que acorreram à chamada, com os meios necessários - vários bombeiros e dois carros, um com uma escada manual, outro com uma escada automática - e lá livraram o pombo da sua prisão.

Entre os aplausos do povo, reunido a observar tudo, e alguns, poucos, comentários: 'Que estupidez, tudo isto por um pombo!'. Para onde levar o pombo ferido, com uma pata destruída, foi o problema seguinte, para o que o sub-chefe, em comando das forças no local, queria instruções do Comando. Uma outra pessoa do público ofereceu-se para levar o pombo.

Esperemos que fique bem (embora perneta :D)!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bife's got a home!

bife cut

O Bife, gato laranja que teve algumas maleitas, foi hoje para a sua casa. Pareceu ficar à-vontade, sem problemas. Esperemos que tudo corra bem.

Be happy, sweet kitten :)

sábado, 26 de setembro de 2009

Nas nossas barbas :D

Na colónia Desgraçada, costumo deixar a ração em montinhos em cima dos degraus da porta de uma casa. Cada gato que chega escolhe um montinho e lá vão comendo todos. Ontem lá fomos servir o jantar e esperámos um bocado pelo Cardeal, ainda não avistado desde que voltou para a rua. Sentámo-nos no passeio em frente e, entre nós e os gatos, havia vários carros estacionados. Apareceu uma vizinha, a avó Mantorras, a mais maluca de todas as vizinhas. Devíamos ter estranhado, porque vinha com um saco vazio na mão. A sua única contribuição para a colónia é distribuir umas peles cruas de frango pela rua e faz sempre algum teatro fingindo-se muito amiga dos gatos. Como estava lá o Telhas, o único que gosta de festas e de andar ao colo, a avó Mantorras falava com o gato e de vez em quando baixava-se para, supúnhamos nós, lhe fazer festas.

Não é que, depois da mulher se ir embora, eu fui ver os montinhos da ração e tinham desaparecido?! A avó Mantorras tinha andado a surripiá-los, tapada pelos carros estacionados, enquanto fingia que fazia festas ao Telhas :D

Nas nossas barbas!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Finalmente, na rua!

O gato Cardeal esteve em tratamento todas estas semanas. Quase 5, para recuperar de um abcesso rebentado que lhe tinha destruído toda a bochecha. E para ser zástratado, claro!


Aqui está ele, já muito chateado do cativeiro e com a ferida já minúscula. Foi um doente exemplar e deixou fazer os tratamentos diários para limpar a ferida. À distância :)
Voltou hoje para a rua, mais gordo, e foi recebido pelos restantes membros da colónia, reunidos para jantar. E por uma vizinha coscuvilheira.
Sê livre, velhote!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vírus

Depois da Rupia ser internada com panleucopénia, foi internado o Bife. Com sintomas menos graves (os leucócitos estavam baixos mas não tão baixos como os da Rupia), com vómitos, diarreia e sem apetite. Esteve internado uma semana e, aos poucos, foi recuperando.

Bife, de volta do hospital

Já veio para casa, isto é, para o sítio que é a casa dele enquanto não é adoptado ;) Está muito fraquinho e muito pouco animado. É uma questão de tempo!

domingo, 30 de agosto de 2009

Rupia, de volta

A pequenita Rupia, da ninhada Badarós XS, voltou para minha casa. É essa uma garantia que é dada aos adoptantes, receber os gatitos sem fazer perguntas. A Rupia era a gatinha mais meiga de todos os Badarós, está agora muito assustada com estas mudanças.
Mas continua meiga e está novamente para adopção!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bi-Toque

Não sei como é que o raio do gato arranjou isto, mas lá está o Bife de pata ao peito.

Passou a chamar Bi-toque, por causa do barulho que faz quando anda :D

E ainda não tem dono!

P.S.: passou novamente a Bife, já está curado e imparável :D

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Fried também já tem casa!

O Fried Doidão a.k.a. Coitadinho ganhou hoje duas donas. Tinha estado doentito, com uma cistite ideopática, e agora está bem.

O doido

Sê feliz, gato doido!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Mai já tem uma casa!

Pois é, a gatinha que se adapta a tudo e a todos, que está à vontade em qualquer lugar, já tem uma casa. Com duas meninas para tomarem conta dela e com muito espaço para brincar.


Mai

Sê feliz, Mai!

domingo, 23 de agosto de 2009

Abelha, Mosquito e Besouro, os gatinhos do esgoto

No ano passado, pediram-nos ajuda para operar uns gatos que eram alimentados pelo Sr. F e conseguimos esterilizar 5 fêmeas e castrar um macho. Na altura, ficaram por operar pelo menos 2 fêmeas e 2 machos mas já não havia alojamento para fazerem o pós-operatório. Destes, um macho já morreu, o outro anda por lá, uma das fêmeas mudou-se para um prédio abandonado quase inacessível e aí tem tido ninhadas. A outra fêmea ficou por ali e teve uma ninhada num barraco velho. Depois de muitas peripécias, entre as quais os gatinhos se terem enfiado num esgoto, a gata-mãe e três gatinhos foram capturados. A gata-mãe foi operada e infelizmente morreu :(

Os três gatinhos são a Abelhinha, o Mosquito e o Besouro. Os dois manos estão a ser educados pela Susana M, a Abelhinha está comigo.


Doce

São amorosos e precisam de uma família!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Castrar machos, porquê?

Uma das perguntas que faz parte da argumentação das vizinhas malidicentes é, invarialmente, porque se operam também os machos de rua. Argumento triunfante para provar as más intenções 'ah!, ah!, não é para controlo da natalidade, os machos não têm filhos'. Para além do óbvio it takes two to tango, há muitas razões: redução da vadiagem à procura de fêmeas em cio, redução ou eliminação da marcação de território (que é desagradável, mesmo na rua), redução ou eliminação das guerras entre machos, reduzindo assim a probabilidade de transmissão de vírus ou de doenças.

Na colónia do Cardeal apenas havia dois machos inteiros, ele e o Telhas (que irá merecer um post só dele, espero). Causa provável do estado em que ficou o gato Cardeal: abcesso rebentado provocado por mordidela. Vi-os, aos dois, numa guerra sem quartel uma noite destas. Tenha ou não sido o Telhas, o Cardeal, gato já maduro, não ficou em bom estado. A pele e a carne necrosadas, pestilentas, foram-lhe hoje retiradas (juntamente com a 'virilidade'), a ferida limpa, ficando vísivel uma enorme cratera. Que felizmente não afecta nenhuma zona sensível, olhos, nariz ou boca, e que vai levar algum tempo a sarar, assim tudo corra bem.

domingo, 16 de agosto de 2009

O gato Cardeal

O gato Cardeal, cuja foto abaixo representa o típico gato de rua não castrado, apareceu com um ferimento estranho e com mau aspecto: a 'bochecha' em carne viva e um bocado de pele pendurada :(

Cardeal

Foi apanhado hoje, com a preciosa ajuda da SaraN, e amanhã irá ao veterinário para ver o que se pode fazer.

sábado, 15 de agosto de 2009

O Sieg já tem uma casa!

O pequenito Sieg a.k.a Coitadinho já foi adoptado. Vai chamar-se Kiko.

Puro mel!

Espero que sejas feliz, gatinho doce!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Férias e abandono?

Jovenzito, cerca de 6 meses, sem pulgas, com bom aspecto, meigo, apareceu à noite no meio dos carros estacionados numa rua de Lisboa. No dia 1 de Agosto, dia de começo de férias.
Perdido? Abandonado?

Alguém perdeu?


Se não encontrarmos o seu dono, fica para adopção. O Bife :D

domingo, 2 de agosto de 2009

Outros gatos

Há muitos apelos de gatos para adopção. Pequenos, grandes, saudáveis, doentes. Resgatados por particulares ou associações, que lhes oferecem as condições possíveis, muitas vezes não as melhores, que permitam a esses gatos sairem da rua, onde nasceram ou foram abandonados. Ou retirados de canis municipais de abate.

Trago-vos hoje dois desses apelos:

A Céline Nurya e a Nora Fanny, gatinhas bebés recolhidas pela Cristina M.




Gato idoso, retirado do canil:


Porque não adoptar um?

domingo, 12 de julho de 2009

Dois em um?

Os pequenitos Sieg e Fried já estão bons. Demorou a passar, mas já passou!


Dormindo



Estão para adopção, de preferência juntos. Porque não são siameses apenas de aspecto, são mesmo muito unidos :)

sábado, 11 de julho de 2009

Mai

A Mai ia ser posta na rua. De facto, até foi, mas seguiu o 'dono' de volta àquilo que a gatinha considerava casa.


Mai

É meiguíssima, gosta de colo, tem 3 ou 4 meses. Está para adopção.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

I adopted your cat today




I adopted your cat today.
The one you left at the pound.
The one you had for ten years
and no longer wanted around.

I adopted your cat today.
Do you know he's lost weight?
Do you know he's scared
and depressed and has lost all faith?

I adopted your cat today.
He had fleas and a cold,
but don't worry --
You've unburdened your load.

I adopted your cat today.
Were you having a baby or moving away?
Did you suddenly develop allergies
or was there no reason he couldn't stay?

I adopted your cat today.
He doesn't play or eat much.
He's very depressed,
but he will learn again to trust. I

I adopted your cat today
and here he will stay.
He's found his forever home
and a warm bed to lay.

I adopted your cat today
and I will give him all that he could need.
Patience, love, security, and understanding.
Hopefully, he will forget your selfish deed.

Please remember: Animals are not disposable

Autor anónimo

domingo, 5 de julho de 2009

Mais bebés adoptados!

Pois é, os bebés foram todos adoptados! Quase todos para casa onde havia mais um gato, o que só lhes faz bem e todos em boas casas :)

Na altura, não foi contada a origem e a história dos gatinhos Badaró, que é esta:
Uma noite, circulou um sms a pedir ajuda para retirar gatos errantes de um jardim que ia entrar em obras. Desse jardim, foram retirados, ao longo de muitos dias, 8 gatos adultos e 6 bebés. Os bebés foram encontrados pelos trabalhadores das obras, muito colaborantes - uma ninhada de três gatinhas, com cerca de um mês, e uma ninhada de 3 gatinhos, com 2 ou 3 semanas: as gatinhas Badaró XS e os gatinhos Badaró XXS.

Sejam felizes, pequenitos!

domingo, 28 de junho de 2009

Também tu?!

Pois, até a empregada encontra bebés a precisar de ajuda! Aqui estão eles, corizentos, bufanitos e com enormes diarreias:

Sieg e Fried

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um livro

Encontrei, há muito tempo, este livrinho na web. Recomendo, para quem vai ter pela primeira vez um gatinho. Ou mesmo para quem já tem gatinhos :-)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

sábado, 9 de maio de 2009

Rosinhas, mês #2

Os dois pequenitos Syrah Rosinha e Pinot Rosinha foram adoptados. Juntos! Estiveram doentitos, com diarreia e sem se alimentarem sózinhos e, por isso, só foram agora para a nova casa, onde não mostraram qualquer inibição - estranhamente, foi o molenga Pinot quem se mostrou mais à-vontade nos primeiros momentos. Os gatos residentes bufaram e esconderam-se :)


Os manos

Sejam felizes, pequenitos!



Mamã Rosinha foi esterilizada. Correu tudo bem e está ainda mais mimada, se isso for possível. Está para adopção, claro.

E agora?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Soraia




A Soraia ia ser abandonada pela dona, por exigência do marido. Inclusivamente, ele queria que a "dona" mandasse matar a gata e assim, a Soraia foi entregue aos nossos cuidados.


Estava assustadíssima e só ao fim de duas semanas se mostrou o pote de mel que na realidade é.


Está para adopção :) . Candidatos?


segunda-feira, 20 de abril de 2009

A crescer

Os manos Syrah e Pinot continuam a crescer e a ser educados pela mãe. Daqui a mais ou menos duas semanas, estarão para adopção. Gostávamos muito que fossem adoptados juntos.

os dois gdes

São muito brincalhões, estão a aprender a usar o tabuleiro (com alguns precalços iniciais) e a começar a comer ração seca.

domingo, 19 de abril de 2009

Topázio - à espera

O Topázio foi hoje para a União Zoófila. Custou muito deixá-lo lá :(

Novamente, não temos capacidade para oferecer ao Topázio espaço para ele se sentir bem, agora só poderia ficar numa jaula e isso estava a causar-lhe muito stress.

No gatil, revelou-se um gato muito meigo, a dar turrinhas e a deixar fazerem-lhe festas. Está esquelético ainda, apesar de tudo o que come.

Topázio na UZ

19-04-2009

Mas, daqui a mês e meio o Topázio terá uma casa a sério. Aguenta-te, mal-encarado querido!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Família Sei Lá!

Fomos contactadas por uma senhora que tinha sido avisada que havia uma gatinha com bébés no jardim de uma casa próxima. A ideia da proprietária foi chamar o canil da Câmara. Felizmente, não o chegou a fazer e autorizou a entrada para apanhar a família. Mas, com a chuva, a gatinha mudou os bébés de sítio. Fomos contactadas ontem para os ir buscar rapidamente uma vez que tinham voltado a aparecer (inclusivamente a mulher tinha posto os bébés numa caixa de cartão, no passeio).
Enfim, lá os trouxemos... São 4 bébés, de cerca de 3 semanas, e a jovem mãe que está assustadíssima.
Vieram da Lapa, zona fina de Lisboa, e daí o apelido Sei Lá! Fotos, brevemente :)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Topázio, semana #3

O Topázio já não está internado. Esteve a fazer soro sub-cutâneo diariamente até ontem e amanhã teremos os resultados de novas análises ao sangue, para saber como estão os rins e a anemia.

11-04-2009

Não há muitas esperanças quanto a melhorias no funcionamento dos rins. Depois de tanto tempo sem redução do nível de ureia no sangue, apesar do soro, o Topázio é um insuficiente renal crónico. Fez também testes e é FIV+. Que mais?...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

And then there were three :'(

O pequenito Merlot deixou-nos :'(

Merlot

Começou a ficar paradito, ele que era tão mexido. Foi logo internado, tinha bronco-pneumonia e hipotermia e não resistiu. Adeus, pequenito lindo, que vida tão breve...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Topázio, semana #2

O Topázio (de seu nome completo 'Sebastião Topázio', dada a sofreguidão com que come este mundo e o outro) ainda está internado. A ureia baixou consideravelmente, a creatinina desceu e subiu, tem estado a tomar banhos anti-fúngicos, antibiótico e mais uma quantidade de coisas. Não há ainda novo hemograma mas a ecografia revelou problemas nos rins, o que seria de esperar, e no fígado, que não tinha na semana passada.

Na semana passada também não tinha revelado mau-feitio e agora está pouco simpático. Ou porque se sente melhor e está farto de estar internado, ou porque se sente pior... não sabemos. Eventualmente, passará a fazer soro em ambulatório e aí se revelará melhor a personalidade do rapaz.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Uma bela colheita

Fotografias (pobres) dos meninos Rosinha, gatitos de bela colheita que começaram ontem a andar :)

Pinot - o mais bonito e mais molenga

Merlot - aventureiro e explorador



Syrah - muito despachada, a única menina da ninhada


E a família Rosinha completa


Madame Rosinha é um amor: meiga, meiga, meiga!

terça-feira, 31 de março de 2009

Um monte de ossos com tinha :(

A Cláudia encontrou à porta de casa, há dois dias, um gatito amarelo com aspecto desgraçado. Levámo-lo ao veterinário e ainda lá está. E estará mais algum tempo, se se aguentar.

Topázio dia#2

Vou ver se me lembro de todas as maleitas: coriza, gengivite, ácaros, ureia sky high, creatinina elevadíssima, anemia, hipotermia. E tinha da ponta das orelhas à ponta da cauda. Está a soro e a tomar um cocktail de medicamentos.

Ontem, nem levantava a cabeça. Hoje já levanta a cabeça e deu uns miados. Torcendo para que o Topázio recupere!

segunda-feira, 30 de março de 2009

60

Com a família Rosinha e dois acertos de contas, chegámos aos 60. Os acertos de conta são gatos que não foram incluídos na altura certa: a cotinha Thera, de quem já falámos muito, e o juvenil Dixie, este nem teve honras de um post só para ele.

Dixie

O Dixie foi abandonado numa ETAR de Lisboa, esteve dois dias na minha casa de banho, foi castrado e esteve depois numa FAT nossa amiga. Foi adoptado em pouco tempo e está óptimo – estava e está sempre esfomeado, é lindíssimo e simpático. Tudo isto aconteceu há quase um ano e o relato foi completamente esquecido porque tínhamos outros casos em mãos.

Acertadas as contas, t(iv)emos:

- idade: 7 adultos e 3 bébés;
- sexo: 3 fêmeas e 4 machos (faltam os meninos Rosinha que ainda não sabemos o que são);
- situação: 3 TNR, 3 adoptados e 4 em trânsito.

And counting... amanhã teremos mais!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Rosinha e família

Eu e a Luísa fomos contactadas por causa de um homem que tinha dois gatos e uma gata grávida e que os queria pôr na rua. Combinámos que nos traria os gatitos, para que pudessem ir para adopção, mas trouxe-nos apenas a fêmea (que entretanto já tinha parido) e três bébés de cerca de uma semana. Contou que os dois machos afinal iriam para casa dos pais da namorada (que por sinal é bastante alérgica, daí os gatos terem de sair). Enfim, uma história bastante mal contada...


Entretanto, apresentamos a Rosinha (gata adorável e ronroneira) com a sua prole. Estarão para adopção daqui por mais ou menos dois meses. Candidatos? :)