Mais um cão do caso de Odivelas. De uma senhora idosa, doente terminal, os animais não eram nada para a família e, ainda em vida da mãe, os filhos livraram-se deles. Apenas dois gatos foi acolhido pela família, os restantes foram acolhidos por diversas pessoas e associações depois de os terem tentado matar. Sim, a própria família.
Todos acolhidos, não. Porque a capacidade de acolhimento é muito limitada, o Gastão não teve sítio para onde ir e onde o vão pôr? Na rua. À fome, à sede, à mercê do canil, onde acabou por ir parar. Porque em casa, 'estragava a porta da cozinha', mas ' gosto tanto dele', foram as lágrimas de crocodilo de quem o devia proteger e não o fez.
O Gastão está agora protegido num hotel de cães. É um cão sénior muito carente e dócil, sem grandes exigências a não ser a atenção de alguém. Que não lhe faça mal, exigimos nós, porque o G continuaria a querer a atenção de quem lhe fez tanto mal e nunca mais se interessou pelo seu destino.
quarta-feira, 30 de abril de 2014
terça-feira, 29 de abril de 2014
Becas ou a responsabilidade de adoptar
A Becas, cachorrinha de porte grande do caso dos cães de Odivelas, foi adoptada em cachorra. De porte grande, já se sabia. Cadela, já era evidente, não era outra espécie, uma gata, um pássaro. Uma e outra característica implicam responsabilidades e deveres que são conhecidos de quem adopta. Sê-lo-ão? Não, não são. Adoptar um animal não é uma compra por impulso ou capricho. Deve antecipar-se o futuro e o futuro não são os próximos dias, são os próximos anos, todos os anos de vida do animal adoptado.
A Becas voltou. Está novamente para adopção RESPONSÁVEL, de quem perceba as responsabilidades e deveres de adoptar um animal. Uma cadela de porte grande. Enquanto espera, a Becas sorri. Porque é muito meiga, porque está feliz onde está, onde quer que seja, desde que a tratem bem. Muitos passeios e brincadeiras, ainda melhor. Disciplina, vai aprendendo :)
E não!, a Becas não precisa de um quintal enorme ou de viver numa quinta. A Becas precisa de donos que tenham tempo para praticar com ela actividades físicas ao ar livre, o resto do tempo pode e deve estar em casa. O mito de precisar de viver ao ar livre foi criado por donos preguiçosos.
(subscrevo tudo, excepto o uso de jaulas)
Subscrever:
Mensagens (Atom)