sábado, 25 de agosto de 2007

Basilinha/Basilinda



A Basilinha está em minha casa em P.O. Como miava muito fechada na jaula, está solta no meu quarto. Muito assustada com pessoas, não bufa nem dá patada.

Fiz-lhe anúncios para adopção, com o nome de guerra Basilinda. Não tive nenhuma resposta, mesmo que tivesse respostas a gatinha não está sociabilizada. E virá a estar? Voltará para a colónia, logo a da casa em ruínas que é a mais desgraçada? Não sei, não sabemos o que fazer.

Stay tuned for the next episodes :-)

domingo, 19 de agosto de 2007

10 (+1)

Pensámos fazer uma espécie de balanço quando chegássemos aos 10 gatos, nesta saga de TNR aos gatos do nosso bairro. Chegámos aos 10 com a Basilinha.

Dos 10:

- cores - preto: 6; preto e branco: 2; branco:1; siamês: 1;
- sexo - machos: 4; fêmeas: 6;
- situação - em trânsito: 1; TNR: 4; adoptados: 3; em gatil: 1; eutanásia:1;
- idade - adultos: 8; bébés: 2.

Infelizmente, passámos quase imediatamente para os 11. Conseguimos apanhar o Zorro, gato novo adulto, preto e branco líndissimo, cuja barriga tinha crescido imenso na última semana. Levámo-lo ao vet. Tinha muito líquido na barriga, suspeita forte de PIF. Adeus, Zorro lindo!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Os vizinhos - take #5601

Havia tanto a dizer sobre os vizinhos: os que alimentam gatos de rua, os que detestam gatos de rua e quem os alimenta; os que, bem intencionados, os alimentam sem saber de outras formas de lhes melhorar as vidas, mas que aprendem como e ajudam em tudo o que for possível; os que, nem bem nem mal intencionados, são incapazes de aprender, porque já sabem tudo; os que, além de incapazes de aprender, vêem sempre outras intenções naquilo que fazemos, porque não são capazes de perceber actos sem intenção de lucro pessoal.

Encontrámos de tudo, nestas colónias. Tivemos até agora algumas cenas rocambolescas, hoje a mais rocambolesca de todas. Uma vizinha, chamemos-lhe Friskies, que nos abordou (a mim e à Ana) aos berros 'Identifiquem-se! Estão a levar os nossos gatos para fazerem experiências!' Foi chamar apoiantes, todos aos berros e mal educados, ouvimos pérolas como 'Os gatos não engravidam! Para que apanham os gatos? Deviam apanhar as gatas!', 'Os gatos são nossos não têm de vir cá apanhá-los para os comer!' A Friskies começou a enxotar os gatos e a deitar fora a comida deles, entre palavrões e comentários àcerca do meu carro, do qual já tinha anotado a matrícula. QUE MEDO!

Com respostas mais ou menos calmas da nossa parte e sem arredarmos pé, foram-se retirando um a um, ficando a espreitar da esquina sem se aproximarem. Quando fingi que lhes tirei uma fotografia, desapareceram por fim. Ou seria a hora da novela LOL?

Arruaça das mais puras, digna de filme e de outro talento para contar a história ;) Bom fim de dia para arrumar longe as preocupações do trabalho e descarregar em pessoas cobardes e pouco informadas alguma ironia que nelas é desperdiçada :-)

Boas intenções

Hoje, tínhamos planeado apanhar a Cascoa e o Zorro. A Cascoa, gatinha bébé tigrada, queríamos ver se ainda seria socializável. O Zorro, gato preto e branco, porque parece necessitar de cuidados veterinários. Pedimos ajuda à Ana R para nos ajudar com a Cascoa, deixámo-la ao pé da casa em ruínas com instruções muito precisas: BÉBÉ+TIGRADA!

Quando voltámos, a Ana tinha apanhado uma gata siamesa, adulta e grávida: a Basilinha.


Não conseguimos apanhar o Zorro.

Além do mais, a Ana não acreditou que a colónia fosse maioritariamente constituída por gatos pretos: não viu nenhum!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Menino Carlinhos, preto e bravo, como convém :P

Díficil, díficil... a cor! Havemos de fazer um balanço, até agora nem um tigradinho, nem um amarelo...

O menino Carlinhos foi devolvido à liberdade que tanto preza. Alívio para o gato e para nós; este menino era brrrravvvooo (e muito nervoso), receámos pelas nossas mãos e braços.

Como se vê, o cuidado não é demais:


Menino Carlinhos pirou-se imediatamente para baixo de um carro, onde encontrou outro gato (preto, claro!) a quem começou a fazer queixas em altas miadelas.

O outro amigo (ou amiga) pôs-se rapidamente a andar dali para fora.

Carlinhos ainda veio espreitar para ver se o continuaríamos a perseguir.

Com um pouco mais de segurança, vai matar a sede.



Sê feliz, gatito nervoso, tinhoso e feral!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Teca e o Tobias pka a Nico e o Tico

Temos tido notícias dos manos d'Almeida: estão brincalhões, à vontade e gôdos (big bellies, mesmo). Os donos estão encantados com ambos e até lhes perdoam as brincadeiras com os cortinados.


Fotografias tiradas pela Vanda:






segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Nico e o Tico foram adoptados!

Hoje entregámos a Nico e o Tico aos novos donos, um casal novinho com uma filha de 8 anos.



Esperamos que tudo corra bem, foi para isso que os tirámos da rua :)

Fiquem bem, manos d'Almeida!

domingo, 5 de agosto de 2007

Uma espécie de solução

Hoje deixámos o Jota na União Zoófila. Esperamos que seja um porto de abrigo para as tormentas que passou na rua e que no seu caminho se encontre uma casa onde possa ser feliz. De qualquer forma, agradecemos o cuidado com que vai ser tratado no gatil 5 pela Dra V, pela ML, pelos voluntários. E vamos visitar-te sempre que pudermos!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Quem quer um gatarrão lindo?

Ontem fui visitar o Jota a casa da Claúdia. O gatucho está farto de estar fechado na casa de banho e mia muito para mostrar o seu desagrado.

É mesmo MEIGO e CALMO. Apesar de ser obviamente um gato de casa, não devia estar habituado a festas. Mas gosta de festas e de colo.

Gostávamos TANTO de lhe encontrar um dono!